MAX FM COTIA

/maxfmcotia

Publicidade

Está no ar...
COSTA FORTE
COSTA FORTE
Com LOCUTOR BOKA
De 19h00 às 21h00
A seguir...
A VOZ DO BRASIL
A VOZ DO BRASIL
Com A VOZ DO BRASIL
De 21h00 às 22h00
E depois tem...
FORÇA DE EXPRESSÃO
FORÇA DE EXPRESSÃO
Com JULIO SILVA, JULIANA ASSIS, GUSTAVO BRANCO E WESLEY ALENCAR
De 22h00 às 00h00

GERAL > COTIA

Postada em 21/10/2019 ás 14h25 - atualizada em 21/10/2019 ás 14h25
Saúde alerta que Hospital Regional de Cotia é referência no atendimento às vítimas de escorpiões
Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que a cidade anotou dois casos de picadas de escorpião, de janeiro até o momento
Saúde alerta que Hospital Regional de Cotia é referência no atendimento às vítimas de escorpiões

Prefeitura de Cotia - divulgação

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, a cidade teve dois casos de acidentes com escorpião, entre janeiro e 17 de outubro deste ano. Os casos foram anotados em Caucaia do Alto e no Jardim Sandra. Em Cotia, o Hospital Regional de Cotia é a unidade de referência para o atendimento de vítimas deste animal, já que conta com soros antiofídico (aracnídico, escorpiônico e lonômico/lagarta).



Os números da Epidemiológica mostram ainda que, em todo o ano de 2018, três moradores de Cotia foram picados por escorpiões e, em no ano anterior, uma pessoa foi vítima do artrópode. "Algumas medidas simples são fundamentais para evitar o aparecimento de escorpiões: manter telas nos ralos, vedação nas portas, eliminar frestas no chão e parede, manter o quintal limpo, não acumular entulhos e lixo orgânico", disse o secretário de Saúde, Magno Sauter.



Com a chegada do calor, os acidentes com este animal são mais comuns. Se acontecer a picada, a pessoa deve limpar o local com água e sabão, fazer compressa morna, procurar atendimento médico e, se possível levar o escorpião (desde que a sua captura não leve muito tempo, pois a prioridade é atender a vítima). Importante não espremer o local da picanha e nem fazer torniquete (utilizado para barrar a circulação), água fria e gelo pioram a dor, portanto, não utilizar.



O morador que notar a presença de escorpião em sua casa, nunca deve tentar manipular com as mãos desprotegidas. O ideal é, em segurança, capturar o escorpião, colocá-lo em um frasco com tampa e entregar no setor de zoonoses. O animal será enviado para o Instituto Butantã para identificação do exemplar. Esta identificação é importante que se ter o mapeamento da prevalência daquela espécie em determinada região.


FONTE: Prefeitura de Cotia

COMENTÁRIOS

VEJA TAMBÉM

Patrocinadores

Programação   •    Locutores   •    Notícias   •    Mural de recados   •    Agenda de shows   •    Clipes   •    Contato

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium